Prouni – Bolsas de estudo de até 100%
Muita gente sonha em conseguir a tão esperada graduação. Entretanto os cursos particulares são caros e as universidades federais muito concorridas. Contudo, existem inúmeras maneiras de conseguir bolsas de estudo de até 100% de desconto. As mais populares para isso são através do Fies e do Prouni, entenda mais:
Prouni
O ProUni, Programa Universidade para todos, é um programa do Ministério da Educação que cede bolsas de estudo em instituições privadas de educação superior ou cursos de graduação sequenciais a estudantes brasileiros de nível superior.
A seleção é feita com base nas notas do ENEM. Contudo, para conseguir a bolsa você deve se atentar aos pré-requisitos. Abaixo se encontram todas as informações necessárias sobre o programa e as bolsas de estudo.
Bolsas de estudo e Renda
As bolsas do programa podem ser integrais ou parciais, elas variam de acordo com a renda do aluno. Bolsa integral (100% de desconto): Para conseguir uma bolsa de estudos integral o aluno deve comprovar uma renda familiar bruta e mensal menor ou igual a 1 salário mínimo e meio por pessoa.
Bolsa parcial (50% de desconto): Para ter acesso a bolsa parcial o aluno deve comprovar uma renda familiar bruta e mensal de até 3 salários mínimos por membro da família.
Lembramos que isto não se aplica a professores da rede pública de ensino, pois não precisam comprovar renda para conseguirem bolsa para cursos de licenciatura.
Requisitos
- Nota do ENEM
O aluno deve ter necessariamente feito o exame nacional do ensino médio anterior ao ano da seleção do ProUni e ter alcançado uma média de no mínimo 450 pontos. Além disso, também são desclassificados os que zeraram na redação.
Os estudantes que prestaram o exame como treineiros não podem se inscrever no programa.
- Condições especiais
O aluno deve necessariamente cumprir pelo menos um dos critérios abaixo.
- Ter estudado o Ensino Médio completamente em escola da rede pública;
- Ter estudado o Ensino Médio em escola particular, desde que na condição de bolsista integral da própria instituição;
- Ter estudado o Ensino Médio em escolas da rede pública e particular, desde que na condição de bolsista integral da própria instituição;
- Ter deficiência;
- Ser professor permanente em escola pública, com o objetivo de concorrer a bolsas em cursos de licenciatura, normal superior ou pedagogia. A renda familiar não é considerada nesta condição.
Bolsas de auxílio
O programa cede, aos que possuem uma bolsa integral, uma bolsa de auxílio permanência de R$ 300,00.
Inscrições
As inscrições acontecem no início de cada semestre. Na hora da inscrição você tem opção de escolher 2 faculdades, os cursos podem ser diferentes.
A pré-seleção utiliza a média da nota do Enem, que é a média aritmética do seu resultado. Ou seja, o sistema soma as notas nas provas de Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Matemática, Linguagens e Redação e faz a divisão por cinco.
Durante o período de inscrições você pode modificar as opções de curso sem problemas.
Clique no botão abaixo e confira as universidades públicas para fazer sua graduação EaD: